O Sistema Endless Ways – Parte 2

Continuo com este “post” a introdução do Sistema Endless Ways, retomo então a criação de personagens.

Raças

Na versão starter apenas 4 raças estão disponíveis, as clássicas raças de Humanos, Anões, Halflings e Elfos, cada uma delas terá modificadores e talentos raciais, bem como diferentes tamanhos e movimentos, à semelhança das actividades e consequentemente da classe, a escolha da raça é feita de forma aleatória através de 1d6 e consultada uma tabela. Esta tabela pode ser modificada para comportar a realidade do mundo ou zona de onde é proveniente o personagem, por exemplo se vier de uma zona onde não existam elfos, esses são retirados da tabela e uma das outras raças, normalmente humanos, aumenta o seu espectro de escolha,

As raças também irão influenciar as Linguas que as personagens podem falar, sabendo estas falar o chamado “Comum” e a sua língua racial ou de zona, por exemplo o Durhlac é o idioma étnico/territorial do reino de Fuinn, uma mistura entre as antigas línguas Pict e a língua do antigo ocupante Império de Athalan.

Qualidades e Defeitos

Uma das adições mais recentes ao sistema são as qualidades e defeitos, que serão também incluídas de forma aleatória durante a criação do personagem. Cada personagem irá utilizar um lançamento de dados e consultar as tabelas de Qualidades e Defeitos. Entre as Qualidades estão, Atento, Atlético, Corajoso e outras várias, entre os Defeitos estão Azarado, Carrancudo, Míope, etc. Existem certos Defeitos que entram em conflito com certas qualidades, por exemplo um personagem não pode ser ao mesmo tempo Honesto e Intrujão sendo assim o defeito deverá ser relançado.

Altura/Peso/Idade

Outra parte da criação que por vezes é tomada como opcional é a altura, peso, idade, género e cor de cabelo. Em Endless Ways é novamente utilizada uma forma rápida e um tanto ou quanto aleatória para a Altura, Peso e Idade. Para a Altura irá ser utilizado uma altura base por exemplo para o anão será 1,40m e irá ser lançado 3d6 e somados como centímetros à altura. O peso é influenciado por a altura, a raça e a Fortaleza. Por exemplo Gilard Rollinghills é um Halfling com 1 de Fortaleza, sendo assim irá ter como base de altura 1,30m e irá lançar 2d6 que perfaz 7 sendo assim Gilard irá ter 1,37m, pegamos dos 37cm e convertemos para quilos, o seu peso base será 37kg, irá ser adicionado 5kg pelo seu valor de fortaleza que perfaz 42kg mas porque é halfling o seu peso será reduzido por 10kg o que perfaz 32kg. A Idade tem também uma base que para o Gilard seria de 25 anos ao qual iria somar o total de um lançamento de 3d6.

O próximo Post vai ser dedicado às classes.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s