Sistema Endless Ways – Parte 5

Combate

O desenrolar do combate divide-se em 2 rondas, a Ronda inicial e a Ronda de combate.

A ronda inicial divide-se em 3 partes, a Surpresa, o Posicionamento e a Ordem de Combate. A Surpresa só existirá se pelo menos um dos grupos não tiver conhecimento do outro, se assim for ambos os grupos irão lançar 2d6 e somar modificadores de surpresa, como por exemplo, o grupo está a guardar algo, ou o grupo está camuflado, ou alguém do grupo tem uma armadura pesada e está em movimento, etc. Quem tiver o maior valor irá ganhar a surpresa, passando-se então ao Posicionamento.

No Posicionamento se for o grupo adversário que ganhou a surpresa o Mestre de Jogo diz quem vai atacar quem e os adversários têm uma ronda de ataque na qual os personagens só podem defender e depois passa-se à Ordem de Combate, caso o vencedor seja o grupo dos personagens eles irão escolher que monstros irão atacar quem e passasse à Ordem de Combate.

Para a Ordem de Combate irá ser calculada a iniciativa através do lançamento de 2d6 ao qual soma-se a destreza e algum tipo de modificador se aplicável. Existem feitiços que o seu lançamento dura mais do que uma acção ou ataque por isso o mago irá iniciar o lançamento do feitiço durante  a sua ordem de combate mas o feitiço só será finalizado no final da ronda de combate, durante esse tempo a defesa do mago será penalizada.

Depois da Ordem de Combate passa-se então à Ronda de Combate que está dividida em 2 partes, Ataque/Defesa e Dano.

Existem 4 tipos principais de ataque em Endless Ways, Ataque Corpo a Corpo, à Distância, Mágico e Desarmado.

O ataque corpo a corpo é realizado lançando 2d6 ao que soma o ataque base da classe no nível em que se encontra e a fortaleza.

O ataque à distância utiliza igualmente 2d6 e soma o ataque base da classe e a destreza.

O alvo do ataque irá fazer então um lançamento de defesa que é através do lançamento de 2d6 ao que soma a destreza, o valor da armadura e escudo utilizados. A defesa do personagem é lançada pelo jogador e a defesa do monstro é lançada pelo Mestre de Jogo.Se o valor total do lançamento de ataque for maior ou igual que o valor total do lançamento de defesa o ataque é bem sucedido.

Uma particularidade do Endless Ways é que todos os feitiços, sejam eles ataques mágicos ou não, necessitam de lançamento de ataque mágico e este lançamento de ataque mágico depende do nível do feitiço, para feitiços de nivel 0, será 2d6, para feitiços de nivel 1, será 2d6+mente e para feitiços de nivel 2 será 3d6+mente.

A defesa do ataque mágico dependerá do feitiço, a defesa é sempre um Teste de Atributo, se for um ataque directo normalmente será de Fortaleza, se for um ataque de Área normalmente será de Destreza e se for um ataque mental será um teste de Mente. O valor total do ataque mágico deverá ser maior ou igual ao lançamento de defesa.

Finalmente, se o ataque resultou será lançado o dano da arma utilizada no ataque, modificado por fortaleza se for um ataque corpo a corpo, se for um ataque à distância será normalmente apenas o dano da arma (apesar de poder existir particularidades, como arcos compostos e talentos de combate) e se for ataque mágico será o dano ou o efeito do feitiço.

Estes dois últimos passos irão ser repetidos até um dos grupos ser derrotado.

Qualquer tipo de ataque pode provocar um Acerto Crítico ou um Falhanço Crítico, que podem levar a várias situações pouco ortodoxas, ambos serão vistos no próximo post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s